Eventos Feministas

03 agosto 2010

A Donzela de Ferro

Bom...Não é sobre a banda que eu falarei neste post,mas com certeza tem a ver .

O nome do post não  está aí por acaso...acredito que a escolha da banda também não tenha sido aleatória, né? ;)

AQUI:
  • Tortura.
  • Bruxas.
  • Beleza.
  • Baixe livro bacana.
  • personas non gratas.



   A história da tortura registra muitos instrumentos em forma de sarcófago antropomorfo com pregos em seu interior, que, ao ter a porta fechada, penetravam no corpo da vítima.


 O exemplo mais conhecido foi a chamada "donzela de ferro" de Nuremberg, exemplar do final do século XV, reprodução aperfeiçoada de exemplares mais antigos.


O aparelho foi destruído quando Nuremberg foi bombardeada, em 1944.
 É difícil separar a lenda dos fatos quando se fala de tal instrumento, pois restaram poucas descrições da época, e a maioria do material publicado baseia-se em investigações distorcidas do século XIX, opiniões fantasiosas e românticas e testemunhos não oculares e exagerados.

 A Dama de Ferro era aplicada aos autores de crimes contra o Estado, que não fossem de lesa-majestade, e também nos casos de mulheres adúlteras e de jovens ou viúvas que não mantivessem sua castidade. (Eu, hein?)


 Era também usada como instrumento de interrogatório, em casos específicos de mulheres suspeitas de bruxaria ou comércio com as força do inferno.Hein?

 Esse tipo de "interrogatório", era usada especialmente em mulheres, pois julgava-se que estas poderiam suportá-la melhor que outros métodos, e por deixar poucas ou nenhuma marca visível, sendo, além disso, praticamente garantida a confissão da acusada.


Mas por quê o assunto?

 Vocês já leram o livro O Mito da Beleza - Como as Imagens de Beleza São Usadas Contra As Mulheres (Naomi Wolf)?


 Espero que sim, porque é um livro espetacular, publicado em 1992 pela Ed.Rocco, e cada vez mais atual.

Baixe O MITO DA BELEZA clicando
a foto acima!!!
 Neste livro, Naomi fala sobre como as mulheres ,mesmo as mais prósperas, instruídas e liberadas do Primeiro Mundo,não se sentem tão livres quanto querem ser.

 E já não podem restringir ao subconsciente sua sensação de que essa falta de liberdade tem algo a ver com questões que realmente não deveriam ser importantes.

 Muitas se envergonham de admitir que essas preocupações triviais-que têm relação 'a aparência física, ao corpo, ao rosto, ao cabelo, 'as roupas- têm tanta importância.

 Quanto mais numerosos foram os obstáculos legais e materiais vencidos pelas mulheres, mais rígidas, pesadas e cruéis foram as imagens da beleza feminina 'a nós impostas.

maitena
Então temos  uma nova donzela de ferro para nos controlar?

 A mídia vai na dianteira nos destruindo psicologicamente e às ocultas tudo de positivo que o feminismo proporcionou às mulheres.



 Assim, hoje nós morremos(pela "beleza"?)após cirurgias invasivas como a lipoaspiração... É um DEVER sermos também bonitas...E disso...Nenhuma de nós sai ilesa.Acho triste.Nos limita a apenas um corpo.

 De qualquer forma...se não leram ao livro...vão conhecer sobre o que ela pensa (e eu concordo), porque vou citar o livro mais vezes!



Até mais! Abraço!

1 Leitor@s:

http://doquequiserfalar.blogspot.com/ disse...

Bacana, voou procurar o livro pra ler, e é mto inteligente isso que vc faz, usar da historicidade pra falar de um assunto atual. Parabéns.

Ocorreu um erro neste gadget