Eventos Feministas


21 agosto 2010

Menstruação: Sangria Inútil?

 Na Idade Média, as mulheres não tinham permissão para comungar nos dias em que estavam menstruadas.
No século 19, elas eram consideradas, durante aquele período do mês, "vítimas de uma enfermidade" da Inglaterra vitoriana. 

Ao longo da história, a oposição 'a menstruação foi tamanha que o movimento feminista resolveu fazer dela uma bandeira (também não é para tanto!), e propagar que tantas críticas seriam uma forma de repressão 'a sexualidade feminina. Ainda hoje, em pleno século 21, as regras enfrentam muita oposição -principalmente por quem se depara com elas todo mês, na intimidade do banheiro.

Nos últimos cinco anos, a procura por anticoncepcionais de longa duração (que suspendem a menstruação,e da qual sou adepta) dobrou, segundo dados do ginecologista Eduardo Zlotnic, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. 
São injeções, implantes subcutâneos, e um tipo de DIU, todos 'a base de progesterona, que garantem o fim das cólicas e de outros sintomas da TPM, esse monstro terrível.

O assunto gera polêmica entre os médicos, e rende livros. 

O ginecologista baiano Elsimar Coutinho escreveu Menstruação, A Sangria Inútil. Nele, ele defende que essa é a melhor maneira de evitar ovários policísticos e os miomas.

Experiência pessoal: Eu utilizo o método desde os meus 16 anos, tinha uma inclinação nos ovários, e sentia muita, mas muita cólica.E por causa do problema nos ovários, sabia, desde os treze, que não poderia ter filhos...Após anos de tratamento,foi só eu me "descuidar" um mês, que minha filhinha veio ao mundo. Acabaram as cólicas, e não sinto a menor falta da "sangria". (Mas é obvio, cada caso é um caso, e só o seu "gineco" pode indicar o que é melhor para você...Uau, "me senti agora!")

OPOSIÇÃO

Já o ginecologista Cláudio Boduki, da Unifesp, acha que é sempre melhor respeitar a natureza. "Todas as funções não úteis aos seres humanos foram eliminadas ao longo da evolução. Se a menstruação ficou, é porque tem seu papel", diz. Faz sentido...

A ginecologista Lúcia Hime, da faculdade de Medicina de Santo Amaro, dá um exemplo: "A menstruação é um indicativo de boa saúde, quando pára sem motivo, pode haver problemas na glândula tireóide ou na supra-renal".

E você...Qual a sua opinião 'a respeito desse tema? Você á a favor da interrupção, ou não? Por que?

Um Abraço!

4 Leitor@s:

Ana Cavalcantti disse...

Oi Natacha !
Primeiro , adorei sua visita alto astral no meu blog, gosto de pessoas assim, alegres, falantes , que parecem ficar mais próximas e podemos falar o que achamos que está sempre tudo certo !!
Agora qto ao o que escreveu aqui ... a menstruação nunca me afetou em nada, cólicas, grandes dores e tal, fico com aquela dorzinha de cabeça meio chata e na TPM com vontade chorar por qualquer coisa rs mas nada que me levasse a procurar um médico para suspendê-la.
Vou ser sincera em dizer que nunca nem parei pra pensar nisso e não tenho uma opinião formada se faz mal suspendê-la, mas agora parando pra pensar acho que eu teria um certo receio ! Caso precisasse acho que eu ia estudar bastante o caso !
E nossa que bom que vc reverteu seu problema e teve uma filhinha , né ? Seus motivos pra ir pro museu de cera que eu falei no outro post já começaram aí !!!
Beijos !!!!!!

Apaixonada por Livros disse...

Hum...assunto totalmente polêmico...a medicina muda tanto de opinião ao longo dos anos que não temos certeza absoluta de nada...o ovo, o café entre outros já foram vilões hj no entanto já são considerados benefícos...difícil.
Portanto cabe a cada um sentir o que é melhor para si...discordo do Dr. Claudio no seguinte ponto nós também temos visícula (essa função não foi eliminada na evolução) e muitas pessoas são obrigadas a retirá-la e vivem muito bem.
Seria muito mais interessante eles se aterem em formas de amenizar e por que não extinguir todos os sintomas "desconfotáveis" a que somos obrigadas a passar todo mês/ano/décadas de nossas vidas.

http://souferrofundido.blogspot.com/ disse...

Então, Ana...gostei mesmo do teu blog, é interessante a ligação que você faz entre imagens e notícias, criativo... chega a ser poético. Vou voltar mais, não tenha dúvidas. E obrigada por vir visitar meu blog...também gostei muito dos seus comentários por aqui.E sim...graças ao sucesso do tratamento, agora tenho lugar reservado no museu de cera...rsrs..
Márcia, boa a sua lembrança, sobre a visícula.E também acho que o ideal sería que eles procurassem formas definitivas para aliviar o desconforto causado pela tpm...já sentí muitas cólicas,hoje não mais, mas a possível variação no temperamento da tpm, isso em mim é assustador (hehehe), fico ranzinza mesmo...dá até para perceber aqui, nos textos. Abraços, queridas. Obrigada.

Drikinha Aires disse...

MEU NOME É ADRIANNA AIRES.. E EU Ñ MENSTRUO A QUASE 1 ANO. MOTIVO? COLICAS, DORES, ABDOMINAIS, VOMITOS, DORES INSUPORTAVEIS DE CABEÇA E UMA SEMANA DE TRABALHO PERDIDA... ISSO ERA MINHA MENSTRUAÇÃO Q ME DEIXOU MUITO ANEMICA. PASSEI POR VARIOS GINECOLOGISTAS MAS NINGUEM TINHA UMA SOLUÇÃO P MEU PROBLEMA. SENDO O ULTIMO RESOLVER Q SERIA MELHOR PARAR DE MENSTRUAR ATE DESCOBRIR MEU PROBLEMA... SABE DE UMA COISA EU Ñ PRETENDO MENSTRUAR MAIS PQ AGORA TENHO UMA VIDA NORMAL.. COISA Q Ñ TENHO DESDE MEUS 12 ANOS...