Eventos Feministas


10 agosto 2010

Cavalheirismo e Violência Doméstica









Qual a Relação entre o Cavalheirismo e a Violência Doméstica?










1º - Dependência Emocional Masculina



Os dados da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres apontam uma forte dependência afetiva masculina frente às mulheres, pois 14,7% das que prestaram queixa relativa 'a violência se deu contra os ex-namorados ou ex-companheiros. 

   Além do óbvio sentimento de propriedade sobre o corpo feminino, existe ainda o "vampirismo emocional masculino".


 Produto cultural de uma sociedade fragmentada, os homens crescem necessitando que as mulheres sirvam de base para a manutenção de seus projetos de vida

  Socialmente construídos como gladiadores  em constantes batalhas, os homens são iludidos a acreditar que irão encontrar compreensão passiva no seio de “suas mulheres” e que estas deveriam expressar e projetar para toda a sociedade a força de sua masculinidade.
 Quando domesticadas e cativas,as mulheres acabam mesmo por recarregarem as baterias emocionais dos machos, cuidando de suas "crias!" e administrando as inseguranças masculinas


 Entretanto, ao rejeitarem manter estas relações, ao mesmo tempo, tais mulheres, comprovam o quanto os homens são incapazes de lidar com suas emoções e fragilidades, e assim estes recorrem a violência para camuflarem tais situações.


2º - A falsa crença do cavalheirismo.



 Evidenciamos que as questões de classe são determinantes para a conclusão dos dados de denúncia, do 1º semestre de 2010, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.


 Mesmo que os números não sejam tão objetivos quanto são as razões sociais das agressões, as estatísticas apontaram que 48,3% das mulheres que denunciaram para o LIGUE 180 possuem o nível fundamental de escolaridade (67,3% tem entre 25 e 50 anos), repetindo o mesmo perfil dos ditos agressores - a maioria dos tem entre 20 e 45 anos (73,4%) e 55,3% nível fundamental de escolaridade.


É válida uma análise minuciosa, e alguma ressalva, a estes dados, pois eles poderiam levar a conclusões preconceituosa (quem sabe seja esta a intenção, proteger os valores das altas classes médias e dominantes).


 6Durante muito tempo se sustentou a idéia de que os homens violentos são “ignorantes e rudes”; Indiretamente, tal farsa conduzia ao mito de que os “cavalheiros” das altas rodas, não produzia violência contra as mulheres. Eram príncipes defensores das frágeis donzelas


 Perfeito e feito para o casamento eterno e dos sonhos femininos, o cavalheirismo era tido como refinamento educacional. Assim, a delicadeza do tratamento com as mulheres (as flores, o pagamento dos jantares e as portas abertas dos carros) criavam uma aura romantizada das violentas relações de gêneros.


  Toda via, é fato, que uma educação que reproduza os mesmos papeis estabelecidos para homem (provedor) e mulher (dependente), não farão nada mais que esconder a verdade: o cavalheirismo é/era a maneira melindrosa dos homens manterem a sujeição das mulheres.


kkk! Eu achei a foto engraçada!!!Não
posso com imagem de terror...kkk!
 Se os índices de violência nas classes sociais mais altas não forem semelhantes aos dados apresentados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres é porque não ocorrem às denúncias ou elas não são registradas. E quando acontecem perpetuam polêmicas ou se arrastam com impunidade.


 Vejam o caso Dado Dolabella, que condenado a dois anos e nove meses de prisão em regime aberto, sentença proferida pela juíza Ane Cristine Scheele Santos, por agredir a ex-namorada e atriz Luana Piovani e a camareira Esmeralda de Souza, teve a seu favor uma reportagem do site G1 que, já no título, põem em dúvida a pena do réu. Porém se o homem em questão fosse o pedreiro da casa ao  lado, será que alguma voz se pronunciaria em defesa da mulher?



Fonte: Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.




Tema TENSO.... Para relaxar e RIR:

6 maneiras típicas de tratar um marido (maitena)



 Se liga aí, mulherada!Maitena também...
___________________________________




Abraços!

5 Leitor@s:

Rebeca disse...

um ponto abordado que achei interessante é sobre o cavalheirismo como forma de manutenção da sujeição da mulher. com os meus botões e minhas leituras sempre pensei nisso. homens revestidos de "gentilezas" não aceitam a independência feminina.

http://souferrofundido.blogspot.com/ disse...

Pois é...fui pesquisar sobre isso, mas a idéia quem me deu foi a charge do teu blog...o mesmo homem que faz questao de pagar a conta e abrir a porta do carro...ele mesmo prefere que as mulheres continuem ganhando menos que os homens, ainda que com melhor/ maior formaçao.Obrigada.

Luiz Scalercio disse...

hj cavalheirismo engana
muito vc acha q o homem
e de repente vc ver
q nao existe mas isso.
ja foi o tempo
q existia cavalheirismo.

Dália Net disse...

muitas vezes ou seja na maioria das vezes as mulheres se submetem a esses covardes e cafajestes !

marcus et mello disse...

Porque a mulher racional deixa o amor de lado esquecendo o teu sentimentalismo em prol de filhos, ou ,até mesmo da situação financeira (QUANDO O BOLSO APERTA) ; contudo uma relação onde o homem vem como patriarca , mantenedor ou até mesmo parceiro, é posto de lado quando qualquer coisa sai do eixo feminino e nem ao menos aceita o perdão como prova real da busca de paz e harmonia OU DO EQUILIBRIO?