Eventos Feministas


19 novembro 2011

Ser Negro

  
Blogagem Coletiva:
Dia  da 
 Consciência Negra
20 de Novembro.




 O que é o negro? O negro é uma pessoa pintada de estereótipos.


 Mesmo o bom negro que procura ter alma branca, sem saber é feito disto.Importante é tornar-se submisso ao mundo embranquecido. Ter bom humor, ser flexível, para angariar empatia.

  Teu corpo é o maior bem que possui, assim, negro que é negro vive em festa, nasce sambando com bola no pé, e pandeiro nas mãos.

 Não pode  esquecer documentos,e que aprenda a falar baixo e os pronomes de tratamento, pra não causar desconfiança e ser hospedado na cadeia.


 São causadores de tumulto, quando não fazem na entrada,certamente o farão na saída. E jamais podem errar... porque haja quilombos,casas populares ou favelas,para esse povo bruto, se revoltado ficar.


 Quando o bicho pega,apelam ao rosário, é melhor que escondam as guias, para não serem  apedrejados no programa daquele pastor.

 Como são crédulos, aprendem que são feios e que miscigenados podem melhorar a prole. A negra é uma sub-mulher com cara de empregada, mas aprende desde cedo que ao clarear a descendência, o mundo se torna menos cruel, e disfarçados de mulatos seus filhos passam por gente.


 Que sejam gratos à princesa e à presidenta,ambas com boa aparência,à redução na miséria alcançada. Porque enquanto os brancos são reconhecidos pelo esforço, negros o são pelo bolsa família.


 Ser brasileiro escuro é ser sempre apagado, esquecido,ridicularizado. Não ter história, nem liderança,ou espelhos.


 Espelho mulato é a Globo,as brancas novelas,a repetição circular da mesma história duvidosa de sempre, e a cegueira que estas suscitam.Espelho negro é Zumbi,é a revolta dos malês (que não se ensina na escola)pela ativa resistência, essência  desta raça.


 Dia 20 de novembro é a consciência presente e teimosa daquilo que de fato constrói a negritude.Recriação de olhar, é perceber-se valente, é inspirar-se no rompimento de algemas  (timidez e pré-julgamentos), e auto-tingimento consciente, agora de dignidade.



  • UPDATE: 

LINKS da blogagem coletiva organizada pelas blogueiras feministas:



https://subversiveopendiscoursebr.wordpress.com/2011/11/20/dia-internacional-da-memria-trans-dia-da-conscincia-negra/


http://jardimdelilith.blogspot.com/2011/11/dia-da-consciencia-negra.html


http://www.audaciadaschicas.com/2011/11/qual-e-o-pente-que-te-penteia.html


http://cafevelho.blogspot.com/2011/11/cabelos-enrolados-podem-acabar-com-seu.html


http://pelenegra.blogspot.com/2011/11/parecer-de-luis-felipe-de-alencastro-no.html


http://sararlequina.blogspot.com/2011/11/blogagem-coletiva-consciencia-negra.html


http://anajornalista.com/do-marrocos-para-o-brasil/




2 Leitor@s:

Milton Kennedy disse...

Passando para ver sua postagem sobre a Consciência Negra.
Abçs.

Anônimo disse...

passei gostei e voltarei.