Eventos Feministas


13 novembro 2011

Palavra-Chave: EMPODERAMENTO FEMININO



 Assim que criei o blog decidi que seria "point" para pensar o feminismo.Então, passei a pesquisar temas e a procurar por blogueiras que tivessem as mesmas convicções que eu.

 Cheguei a pensar que o feminismo morreu, e inclusive escrevi sobre isto!Procurava por blogueiras feministas, até no google, e encontrava um punhado de blogs com garotas dando dicas de maquiagem,produtos de beleza e moda, reproduzindo todos os discursos que eu mais detesto.

 E pensava:De fato, estes temas são assim tão importantes para as fêmeas? Não podemos viver sem saber sobre batons?Isto de fato nos torna poderosas no mundo? O rímel vai fazer com que a Cicrana do subúrbio não apanhe do teu marido?O pó compacto vai me deixar escolher não ser mãe sem ser criticada como se nem mulher eu fosse? O produto anti-frizz mais a chapinha vai fazer com que  a divisão de tarefas domésticas sejam mais igualitárias entre homens e mulheres?

 Minha resposta é não. Só o feminismo pode trazer transformações para as mulheres.

 Agora, conheci blogs incríveis, que me encheram de força e otimismo. Brasileiros, peruanos, mexicanos, norte-americanos, e incríveis.E a palavra de ordem de todos é EMPODERAMENTO FEMININO.

POR QUE ENTENDER ISTO É ÚTIL PARA VOCÊ:
  •  Quando as mulheres compreendem como são subordinadas em relação aos homens,compreendem a necessidade de fazer escolhas que às vezes vão de encontro às expectativas culturais e sociais.
  •  Quebram  os velhos paradigmas e incluem em seu próprio repertório relações e ideologias de gênero,direitos legais,dinâmicas conjugais, etc.
  • Desenvolvem o sentimento e a crença de que as mulheres podem ter êxito nos seus esforços por mudanças.Autoconfiança e autoestima são essenciais.
  • Passam a analisar o mundo em termos políticos e sociais, e isto significa a capacidade para organizar e promover mudanças sociais.
  • Tornam-se independentes economicamente,o que é componente fundamental para o apoio psicológico.

ENFRENTAMENTO DAS RELAÇÕES PATRIARCAIS
Mais informações.Baixe pdf
clicando a Lótus.
  • A quem interessa que o poder dominante seja o do homem,e que os privilégios de seu gênero sejam mantidos, especialmente dentro de suas casas?
  • A quem interessa que as mulheres tomem todas as decisões referentes à seus corpos? Decidam se querem ou não ser mães, sobre aborto, criem leis que funcionem para punir abusadores, violentadores de mulheres?
  • Se a primeira resposta foi homem, e a segunda mulher, você se enganou.
  • "Segundo Magdalena León, o empoderamento das mulheres libera e empodera também aos homens no sentido material e o psicológico, já que a mulher logra ter acesso aos recursos materiais em beneficio da família e da comunidade, a compartir responsabilidades, e também devido a que se permitem novas experiências emocionais para os homens e os libera de estereótipos de gênero.O processo de empoderamento da mulher traz a tona uma nova concepção de poder,assumindo formas democráticas, construindo novos mecanismos de responsabilidades coletivas, de tomada de decisões e responsabilidades compartidas."
MENINAS...RUMO AO PODER!!!

4 Leitor@s:

Larissa Matos disse...

Adorei o seu blog!!
Já estou te seguindo :D
http://seriesbooksmovies.blogspot.com/

http://souferrofundido.blogspot.com/ disse...

Obrigada, Larissa, também estou te seguindo, apareça mais vezes.Bjo!

dacyele disse...

point feminismo ADOROOOO seguindooo me siga tbm
http://www.dicasdadacy.blogspot.com/

http://souferrofundido.blogspot.com/ disse...

Se gostou, volte mais vezes, Dacyele!