Eventos Feministas


08 novembro 2011

Hope e Bündchen discriminam aos homens


Porquê o feminismo é positivo também para os homens.(Argumentos de um homem)




POR Fausto Rodrigues de Almeida, para Jornal Folha de São Paulo,05/10/2011.

 Para a campanha referida, o marido ideal precisa ser o provedor; caso contrário, não pode ter uma mulher linda e disponível para o sexo .

 Para gastar todo o dinheiro do marido e conseguir sua compreensão, a mulher brasileira precisa lhe conceder sexo. O ensinamento de uma campanha da lingerie Hope, protagonizada por Gisele Bündchen, causou justa indignação a ponto de a Secretaria de Políticas para as Mulheres pedir sua suspensão.

 Essa e outras manifestações sexistas escamoteiam faceta pouca explorada: o homem também é discriminado

 Ora, para a campanha referida, o marido ideal precisa ser o provedor; caso contrário, não pode ter uma mulher linda e disponível para o sexo. Como um cão no cio, necessita de sexo a todo momento e a todo custo. Não deve se importar com a satisfação da parceira; basta que ela finja prazer.

 Se analisarmos comerciais dirigidos aos homens, veremos que, nessas peças, eles são tratados como crianças abobalhadas. Os de cerveja os perfilam como tipos pouco inteligentes, fazendo (e rindo de) piadas idiotas, e com um só objetivo na vida: sexo. Um recente comercial da Volkswagen mostra um pai com vergonha do filho pois o menino, além de não surfar ou tocar guitarra, ainda não "pegou" uma garota.

 Como todo projeto de dominação e preconceito, a discriminação de gênero, embora baseada numa suposta inferioridade feminina, atinge a todos, porque cria regras "naturais" para o comportamento dessa ou daquela pessoa, baseando-se apenas em seu sexo. Adeus, individualidade e diversidade.

 A educação dirigida aos meninos é completamente diferenciada. Bonecas são brinquedos educativos para as futuras mamães, mas causam horror se manipuladas por meninos. O "instinto materno" é aprendido desde a infância, mas não se ensina o paterno (não à toa, se considera tão natural as mulheres ficarem com os filhos numa separação).

 Homem não chora, é autossuficiente, não demonstra fragilidade e não leva desaforo pra casa. Se ele se irrita, agride pessoas, deve ser compreendido, porque, afinal, é apenas um… homem, infantilizado pela família e pela sociedade. Enquanto mulheres dividem com outras medos e frustrações, o homem se fecha. Do ambiente familiar, repleto de emocionalidades, resta a ele fugir.   O bar e o álcool são o refúgio viril que a sociedade lhe dá.

 É preciso rever certos conceitos. Isso passa pelos meios de comunicação de massa, que reforçam estereótipos e criam outros, à guisa de fazer "piadas inocentes".

 Nós, homens do século 21, somos seres pensantes. Não queremos prover ninguém, almejamos unir esforços. Se por acaso nossa renda for insuficiente ou nula, que nos respeitem. Gostamos, sim, de sexo, mas não pensamos nisso 24 horas por dia. Nos interessa o futebol mas também o balé, a música, a arte, a poesia. E choramos, sim.

 Por isso, pedimos ao Conar que suspenda a propaganda da Hope e outras ridículas, não só por ofenderem nossas mães, filhas e esposas, mas por nos agredirem profundamente enquanto homens.



FAUSTO RODRIGUES DE LIMA é promotor de Justiça do Distrito Federal e coautor do livro "Violência Doméstica - A Intervenção Criminal e Multidisciplinar"

Assista à campanha HOPE ENSINA,e tire suas próprias conclusões.




 O comercial foi liberado, o processo de acusação arquivado, considerado "moralista".
E aí, qual é sua opinião?

2 Leitor@s:

Unknown disse...

Eu concordo com o texto. Assim q vi a publicidade logo pensei " homem é um bixo tao facil de c manipular. tda mulher sab disto e tira vantagm".
Nao acho q este comercial em si ofenda as mulheres, acho q neste caso ofende mt mais aos homens. Msm pq neste comercial a mulher nao eh vista como um objeto [como eh vista em vários outros, dos quais ninguem v problema algum] nest caso ela tm o total controle da situação e escolhe agir deste modo pq ao vr dela eh o melhor jeito d persuadir o marido.
Não acho ofensivo o comercial tbm pelo fato d demonstrar primeiramente q há um jeito diferent d lidar com alguém para tentar conseguir algo. Em tdas as relações ha este tipo d comportamento. Seja familiar, profissional, ou no ciclo d amigos. Qnd vc conhece uma pessoa, vc sab qual eh a melhor forma de convrsar com ela sobre determinado assunto. Da msma forma q um filho qnd qr alguma coisa d sua mae, trata a situação de outra maneira, convrsndo com ela da melhor forma possivel. Tbm há este jogo entre casais e entre qualquer outro tipo de relação.
O comercial apenas demonstra um "joguinho" intimo d um casal. [ se isto é moralmente crto ou nao é outra discussão.] mas acho q neste caso houve atenção dmais para algo d crta forma pequeno.

Pq o funk e tdas as meninas frutas e recentment mulheres animais q c exibem em danças vulgares e cantam palavrões e coisas realmente pesadas em relação a sexo são vistas por ai como cultura e um comercial tao pequeno eh encarado deste jeito?

Acho sim, q tds os valores desta sociedade devam ser revistos, debatidos. Q a função da mulher na sociedade e tds os abusos q as msmas sofrem devem ser encarados e pensados seriamente. Assim como a educação diferenciada q eh dada a meninos e meninas q consequentemente geram tds os problemas q vimos qnd c tornam adultos.
São questões realmente complicadas e q merecem tda a atenção possivel. mas existem coisas piores sendo rodadas na midia e q nao ganham tda a relevancia q o comercial da hope ganhou.


gostei bastant do seu blog e estou seguindo-o.
se quiser conhecr o meu, serah bm vinda.

grande beijo e otima quarta feira.




http://cabecafeminina.blogspot.com/

Marco disse...

não assisti essa propaganda

seguindo

http://rocknrollpost.blogspot.com/